terça-feira, 28 de abril de 2009

Princípios de Beleza e Inteligência

Temos que saber como usar hoje em dia a nossa beleza e inteligência. Pessoas que tem beleza em abundancia são praticamente pessoas não tão inteligentes mais se esforçam, e já aquelas pessoas que contem inteligência superior, não são tão bonitas por ficar devidamente parte do seu tempo a estudar.
Tem pessoas que acham melhor serem mais bonitas do que inteligentes, e isso é errado, por que se a pessoa for esperta ela poderá ter e ser um pouco de cada, dedicando-se um tempo a estudar, e outro para cuidar da sua beleza pessoal sendo não só bonita mais sim inteligente, esse deveria ser o ponto de vista de pessoas que querem e pretendem mudar.
Então pode-se perceber que não basta a pessoa ser rica por dentro ( inteligente ) e não ter riquezas por fora ou exteriormente (beleza), e também ao contrário de serem ricas exteriormente por fora (beleza) e nada por dentro (inteligência), é importante as pessoas terem seus pontos de vista baseando-se nos dois, por que mais adiante na vida.

Leonardo Maia
O Grupo Opinião foi um movimento entre 1964 e 1982. Foi um grupo de teatro carioca, onde estes indiretamente protestavam, isso ocorreu no ano de 1960. “Fundado em 1964, logo após o golpe militar de 1964, reúne artistas ligados ao Centro Popular de Cultura da UNE – CPC que havia sido colocado na ilegalidade”. Com isso criou-se o musical “Opinião”, segundo pesquisadores foi um grande sucesso, este teve a participação de Zé Kéti, João do Vale e Nara Leão.

Grupo: Janyne Miranda
Luiza Bomfim

► Movimento Popular Brasileiro ◄

Existiram vários tipos de movimento popular brasileiro: Bossa nova, Jovem guarda, Grupo opinião, esses movimentos revolucionários, mostravam através da música o que acontecia na sociedade, fazendo críticas, o que não era permitido, pois viviam em plena ditadura militar e período de intensa repressão.
A Bossa Nova foi um movimento popular brasileiro que surgiu na década de 1950 e inicio da de 1960. Logo no inicio “todos” pensavam que era um modo de cantar e tocar samba normal. Mas, anos depois tornou-se um dos maiores gêneros musicais brasileiros conhecidos em todo mundo, especialmente ligado a Vinicius de morais, Antônio Carlos Jobim, Luiz Bomfá e João Gilberto.
A Jovem Guarda foi um movimento que surgiu na segunda metade da década de 60. Os integrantes do movimento foram influenciados pelo Rock and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, Celly Campello. Bandas como Beatles e Rolling Stones participaram desse movimento.

Janyne

segunda-feira, 27 de abril de 2009

↕ Anos Rebeldes ? ♫

“Na década de 60, os jovens participaram dos acontecimentos com uma intensidade nunca vista antes na história da humanidade.”


É proibido proibir. Essa é a frase que inspirava os jovens nos anos 60, mas propriamente no ano de 1968, onde a luta por seus possíveis direitos causou muitas revoltas, confrontos, discussões e passeatas. Sem falar no grande e impressionante resultado, que foi a revolução dos jovens, com os movimentos estudantis.

Rapazes, moças e estudantes, entre 13 e 30 anos, foram para as ruas com protestos contra as autoridades. Mas qual seria a finalidade de toda essa revolta? Seria rebeldia apenas? Ou também o reconhecimento de que havia uma grande necessidade de mudanças?

Pelo fato de a colocação dos jovens em períodos antes dos anos 60, ser bastante insignificativa, pela maioria serem socialistas, por desavenças políticas e discordâncias também políticas, foi que milhares e milhares de jovens de todo o mundo, se levantaram contra, os poderosos.

Roma, Paris, Los Angeles, Berlim, Tóquio, México, Rio de Janeiro, foram os principais cidades, onde era mais freqüente encontrar jovens estudantes, nos asfaltos com pedras, gás lacrimogêneo, e ainda enfrentando a policia.

No Brasil, estes movimentos, ocorreram em 1967 e 1968, onde nos grandes centros urbanos, a cena era a mesma, estudantes contra o regime autoritário dos generais, em geral eram jovens universitários e de classe média.

Entretanto, foi na França, que tivemos a maior revolta estudantil, no mesmo ano.Nos muros, haviam pichações revolucionárias com tinta spray , frases como:”A imaginação no poder! “, “O sol nasce vermelho para todos! “ e “Faça amor, não faça a Guerra! “. Houve uma gigantesca greve geral, que paralisou as indústrias francesas. Os universitários entraram com bandeiras vermelhas e negras, e até o presidente Charles De Gaulle, perdeu o controle do país.

Os jovens estavam mesmo decididos a fazer uma grande revolução. Essa afirmação é perceptível, quando eles começaram a não apenas querer mudar o mundo a sua volta, mas sim o seu próprio mundo. Pois, as meninas passaram a usar minissaias, e os meninos cabelos compridos. Defendiam a liberdade sexual e também os movimentos gay, era como a tese do psicanalista Wilhelm Reich(1897-1957),” A luta pela liberdade sexual, pelo direito do casal de namorados transar sem sentimentos de culpa, era também uma luta revolucionaria”.

Tudo isso, as pichações nos muros das grandes cidades, os confrontos entre estudantes e policia, a mudança radical dos jovens, uma maior valorização do rock, do sexo, e dos jovens em si, gerou um sentimento de nova era, onde as pessoas descobriram o quanto é bom, gostoso e até importante o convívio em grupos, compartilhando alegrias e tristezas.


O que mudou depois dos movimentos estudantis na década de 60?Valeu a pena?

Acordo salarial entre os patrões e os trabalhadores, e permanência destes


no socialismo, estudantes abandonados nas ruas, onde ninguém mais davam valor aos seus protestos, esse foi o cenário depois dos grandes movimentos estudantis, na França.

E no Brasil, as passeatas estudantis foram extintas a partir do final de 1968, e o regime militar tomou o poder com o AI-5(lei que dava poder total aos generais, presidentes).

Todavia, os estudantes não lutaram em vão. Pois a idéia sobre o direito das mulheres,a repreensão sexual, a musica, a moda e a natureza, foram reavaliadas, felizmente pelas pessoas, a partir daquele momento.Como afirmou o ex-beatles John Lennon, “O sonho acabou! “


Adriênne Sena e Ivamara Santos



♀ Beleza, nem sempre é fundamental! ♂

Beleza, hoje em dia, é um tema muito discutido, principalmente, na mídia. Sempre belos rostos e esbeltos corpos. Que vem influenciando cada dia mais a população. È por isso que muitas pessoas deixam de sair e se divertir, só para passar horas e horas no salão de beleza, no SPA. Entre muitos outros locais, que proporcionam a beleza instantânea. Mas o que vale mais, beleza ou inteligência?

Bem, caros amigos, beleza não é tudo, aliás, beleza não é para sempre. Um dia, ela acaba e teremos nos arrependido de gastar horas inúteis. Claro que se sentir satisfeito consigo mesmo, sempre é bom, se olhar no espelho e perceber que não tem gordurinhas pulando da calça. Porém, é muito mais satisfatório, sentir-se orgulhoso, tirando, como exemplo, um dez naquela prova de redação super dificílima. A inteligência é uma dádiva. Que deve ser batalhada para se ter com mérito. Devemos lutar pelo nosso futuro e não vai ser beleza nenhuma que vai trazê-la de mão beijada.

Um grande poeta, Vinícius de Moraes, um dia disse, ”as feias que me perdoem mais beleza é fundamental”, falando francamente eu não concordo com essa frase. Beleza nem sempre é fundamental, lógico que às vezes queríamos ser aquelas atrizes de Hollywood, com tudo perfeitinho e bonitinho, mas já que não somos,porque não nos conformamos com o que temos?

Pois é, que confusão, será que não podíamos ter os dois?Pensemos, um rostinho bonito chama muita atenção, agora se esse belo rosto não vier acompanhado de uma grande dose de inteligência, não vai valer à pena, você se aproximar. É por isso que digo: ”Beleza atrai, conteúdo convence.”.


Adriênne Sena

sábado, 25 de abril de 2009

♀ O festival de Rock de Woodstock ♂

Do dia 15 ao dia 18 de agosto de 1969 , na fazenda de 600 acres ocorreu o festival de musica Woodstock , esse festival exemplifica a era hippie e a contracultura . Num chuvoso final de semana com cerca de meio milhão de espectadores , o evento tornou-se único e lendário na história da música .
Segundo pessoas próximas de participantes do festival , “ele foi maravilhoso “ , “vai ficar marcado em minha vida “ diziam alguns participantes . Além do agito entre as diversas bandas e os espectadores há registros fatalidades como : mortes , atropelamentos , abortos e até partos .
A excepcionalidade musical não teve tanto destaque como a harmonia, e atitude do imenso público.
Ayala Rodrigues e Felipe Barros

sexta-feira, 24 de abril de 2009

♪"Movimento Hippie e Flower Power"♫

A cultura hippie foi um movimento revoluncionario, que se desenvolveu nos EUA. O movimento que recusava a injustiça e a desigualdade da sociedade, foi nomeada como a segregaçao racial. Defendia os valores da natureza e era contra o poder econômico militar.
Os jovens hippies abandonavam suas casas para viverem em comunidades, defendia o lema "paz e amor", que depois virou a bandeira do movimento hippie.
Muitas pessoas que participavam desse movimento gostavam de apreciar a filosofia oriental, na qual continha aspectos da religião hindu, fundidas com a doutrina da não violência de Gandi. Junto o movimento hippie foi criado o "estilo hippie" com cabelos compridos em diferenciadas pessoas, roupas coloridas e túnicas.
A flor foi um símbolo que foi usado muito no movimento hippie onde ficou conhecida também pela expressão "flower power" para o movimento. O simbolo da paz tornou-se igualmente no simbolo hippie, onde eles usavavam drogas como LSD para abrir a mente, e por isso surgiu o lema paz e amor com o objeto de todos viverem em comunhão com suas mente leves.

Leonardo Mascarenhas & Paulo Jackson

►☼Regime Militar☼ ◄

Todos sabem que o regime militar foi a época mais violenta da história do Brasil, onde ocorreram muitos assassinatos, exílios, prisões, e torturas, e com isso surgiram os protestos.
Os jovens protestavam contra a ocupação militar no País, mas tudo isso indiretamente, através de poesias, músicas, e assim foi surgindo movimentos como o Tropicalismo Brasileiro, onde artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil foram exilados na Inglaterra, por desreispeitarem o Governo.
Até hoje ainda existe famílias não indenizadas pela morte de centenas de jovens, corpos desaparecidos, e processos em andamento, foi uma época fria e inconsequente, que vai ficar para sempre na mente das pessoas.

Caique Henrique e Ailton Tanan

►O E.U.A e a guerra do Vietnã ◄

A guerra do Vietnã foi um conflito armado ocorrido no sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1915. a guerra foi travada entre a República do Vietnã (Vietnã Norte) e seus aliados comunistas.
Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para impedir que o governo vietnamita entrasse em colapso completo a evitar a invasão do norte e a unificação do Vietnã, só o regime comunista.
Durante essa guerra as tropas do exercito do Vietnã do norte travaram um guerra convencional contra os norte americanos. Como os E.U.A era muito forte em armamentos e treinamentos, os Vietnamitas usaram a selva como armadilha, plantando minas e armadilhas mortais. Após dela, ouveram protestos redigidos nos E.U.A. Até mesmo os militares que desfilaram após a vitória, se tronaram alvo das manifestações, e como sempre a polícia reprimiu a maior parte do tulmuto. Essa foi uma das guerras mais demoradas que os E.U.A participou, em toda a história do País. Realmente foi uma conflito muito cruel, será que os Estados Unidos não cansa de matar por ganância? Será que o mundo não cansa? As pessoas não pensam nisso?

Caíque Henrique e Ailton Tanan

Os conjuntos musicais na decada de 60 ♫♪

As bandas dos Beatles e Rolling Stones, e Bob Dylan, foram as princinpais vetentes da década de 60, influenciaram muitos jovens Brasileiros que queriam começar uma carreira musical, e até hoje tem titulos jamais superados: Os Beatles tinha uma extrema habilidade para compor as músicas que mas tarde ganharam suas glórias, os Rolling Stones foram a melhor banda de rock dos anos 60, e Bob Dylan influenciou muitos jovens com suas letras de rock folk, após ser descoberto por John Hammond, executivo do Columbia Records, e gravado seu primeiro álbum, no final de 1961.
Esses conjuntos musicais influenciaram a moda, a música, e até mesmo o modo de agir dos jovens, quando as drogas alucinógenas como Heroína e LSD ganharam espaço, as franjas dos quatro caras de Liverpool virou moda entre os jovens, e o Rock in' Roll roubou a cena musical no mundo todo.
A música dessas bandas evoluiu até os dias de hoje, transformando-se em diversos gêneros musicais, e criando uma relação '' jovem '' que faz a cabeça de diversos adolescentes até hoje.

Pedro Henrique e Roberto Paes
Arvoredo 8ª série

O cinema e o teatro de arena!

Hoje o teatro de arena é representado como uma alternativa teatral, esse teatro em cena de época que já se passou. Ele vem composto pelo repertorio internacional passando poucas coisas que se encontram
no cotidiano.
O teatro de arena possui algumas coisas em comum com o novo cinema
Como por exemplo, no custo da entrada, e é muito importante saber que esse teatro incentivou e trouxe a fama de vários diretores brasileiros, mas teve que ser interrompida em 1972 pela ditadura militar.
Já o novo cinema começou todo pelo um congresso paulista e representa cultura e retrata o passado do Brasil e foi fundado por jovens brasileiros em 1952. Também ele retrata o subdesenvolvimento do pais.
O novo cinema,com a luta dos jovens, hoje no Brasil tornou-se o grande cinema que predomina nos dias atuais e por essas semanas pode-se encontrá-lo de maneira muito parecida com o de antigamente



Alunos : Emanuel Rodrigues e Jerfesson Soares
8 serie Escola : Arvoredo

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Inteligência ou beleza?

Hoje em dia tema como “inteligência ou beleza” esta confundindo muitos os jovens. Tema como esses esta conseguindo mudar a forma de pensar dessas pessoas.
Muitas pessoas preferem trocar sua inteligência pela beleza, por acharem que com isso suas vidas irão melhora. Nem sempre as pessoas conseguem juntar a sua beleza interior com a sua inteligência, para elas ser inteligente já é motivo de “chacota” ou “zuação”, por isso por isso preferem trocar pela beleza.
Encontrar uma pessoa sensata nos dias de hoje é muito difícil, por isso usar a nossa inteligência em momentos complicados, ajudaria a melhorar a auto-estima consigo mesmo.
Portanto para vivermos em uma sociedade aprendizada, temos que incentivar e dar o exemplo para as pessoas que são desinformadas e que tem uma opinião diferente. Assim podemos viver em harmonia e com um único pensamento.

Paulo

Vale Tudo por Beleza?

Se fazer uma pergunta sobre o que os jovens topam por beleza, a grande maioria revela coisas absurdas, como trocar inteligência por beleza, corre o risco de adoecer, quando fica um ou dois dias sem comer.
Argumentar beleza deveria ser uma coisa muito discutida na escola, pois, assim as alunas poderão perder suas dúvidas sobre o que é mais importante entre beleza, inteligência e também saúde.
Muitos se perguntam se vale tudo por beleza, essas e outras perguntas deveriam ser esclarecidas na escola, mas, realmente não vale tudo por beleza, pois, existe mais importantes do que o tema '' Beleza'', apesar que muitos não pensam assim, existe uma pequena consintização sobre as consequencias deste fato.